FORSCHER SOLUTIONS PROVIDER

 
 


 

Produtos

 

   

Pigmentos

    

Aditivos

 

    

Resinas

 

    

Novas Tecnologias 

 

    

Equipamentos

 
           Industriais  
           Laboratórios  

    

Preparações 

 
...

 

 

.

 

Forscher - forscher@forscher.com.br  - Tel: (11) 3746-1616 - (11) 3740-5748

Misturador e Indutor TDS


Quando se misturam pós em líquidos, os seguintes problemas são familiares

  • Poeira

  • Contaminação do ambiente de trabalho

  • Sistemas sujos de transporte de pós, os quais são difíceis de limpar

  • Riscos para a saúde

  • Sistemas de exaustão e filtros precisam ser instalados

  • Perda de material (durante o manuseio, nos filtros do sistema de exaustão e restos nas embalagens)

  • Umectação parcial com formação de crostas nas paredes e no eixo do agitador

  • Aglomerados no produto final

Estes problemas podem ser eliminados pela indução de granulados ou pós diretamente no líquido, umectando-os e dispersando-os imediatamente quando entram em contato com o líquido.
Não são necessários tanques ou bombas de vácuo adicionais. O vácuo para indução é criado diretamente por um fluxo de líquido acelerado. O vácuo transporta os pós e entrega-os finamente divididos para o contato com o líquido, onde é umectado e disperso. Não há a formação de grumos ou aglomerados. Materiais em pó podem ser induzidos, livre de poeira e de perdas, de qualquer tipo de recipiente.

O sistema que foi usado para concretizar essa idéia ficou conhecido com o nome sistema TDS  (Transport - and Dissolving System), ou Sistema de Transporte e Dissolução.

Informação e função

o        O princípio de um equipamento indutor TDS é baseado no princípio do misturador por jato de líquido.
o        Um rotor de alta velocidade é colocado em uma câmara com um estator. Quando o líquido circula no tanque, cria-se um vácuo no centro do rotor que é usado para induzir o material em pó no líquido (Princípio de um venturi).
o        Um encaixe especial de entrada é acoplado ao tubo do estator e conectado com uma mangueira ao tubo de indução.
o        Através desse tubo, mangueira e encaixe, o pó é transportado diretamente para o sistema rotor-estator e misturado e disperso no momento que entra em contato com o líquido.
o        A combinação dos princípios de indução e mistura de pós é muito econômico.
o        O princípio de jato de líquido evita sedimentações no tanque e o conteúdo é homogeneizado continuamente.

         Aplicações

o        Sílica ácida altamente dispersa
O manuseio de sílica ácida altamente dispersa, tal como Aerosil, Cab-O-Sil, HDK, Gososil ou similares é uma tarefa ideal para as máquinas TDS.
O pó pode ser facilmente fluidizado e induzido, diretamente de sua embalagem, no líquido. Nenhuma poeira é criada durante a indução. Isso resulta num curto tempo de umectação e suspensão. O grau de dispersão de um indutor TDS é muito alto, assim, dispersões adicionais com sistemas de anéis de cisalhamento podem ser evitados. Suspensões que precisam ser estocadas por um longo período de tempo e necessitam uma dispersão intensiva, podem ser tratadas com o TDS-Dispermix ou Conti-TDS.

o        Terra diatomácea
Terra diatomácea é um auxiliar de filtração que tem sido usado para a filtração de bebidas com alta concentração de partículas sólidas.
Na forma de pó, o produto é perigoso – quando é inalado pode causar tuberculose-silicosa. Uma concentração perigosa do pó é atingida quando ele é adicionado manualmente em um sistema de dosagem ou diretamente em um tanque. Com as máquinas TDS, a terra diatomácea é induzida diretamente da sua embalagem para o líquido onde é completamente umectada e dispersa. Nenhuma poeira é formada na superfície do líquido.

o        Carvão ativado
Carvão ativado tem sido usado para filtração, bem como para tratamento de água. É um produto que emana forte poeira e frequentemente provoca problemas de poluição do meio ambiente e de áreas de trabalho devido a alta concentração de poeira no ar. Usando uma máquina TDS esse problema é eliminado.

<Voltar